Bairros do Rio de Janeiro

Conheça o bairro de Deodoro

Conheça o bairro Deodoro, Rio de Janeiro - RJ

A história e as características da Região de Deodoro, no Rio de Janeiro. Esta área foi palco de competições dos Jogos Olímpicos de 2016, além de fazer parte de uma vasta área de treinamento do Exército conhecida como Campos de Gericinó. Essa região tem uma história ligada ao Ministério da Guerra, que adquiriu as terras do Engenho Sapopemba e da Fazenda Gericinó em um leilão no início do século XX devido às dívidas do Conde Sebastião do Pinho, então proprietário das terras.

Imagem aérea do bairro de Deodoro em 1932 | Imagem Arquivo Nacional

A estação ferroviária de Deodoro, que hoje é uma das maiores do subúrbio do Rio, foi originalmente chamada Sapopemba e foi criada em 1859, quando a região ainda pertencia ao Barão de Mauá. Em 1878, com a inauguração do ramal de Santa Cruz, a estação começou a servir como ponto de transbordo para outros ramais. Ao lado da ferrovia, foi construída em 1906 a Companhia Tecidos de Linho de Sapopemba, que era conhecida por produzir tecidos de alta qualidade.

Em 1907, a estação mudou de nome, passando de Sapopemba para Deodoro, em homenagem ao marechal que proclamou a República no Brasil. Na mesma época, a Vila Militar também ganhou sua própria estação.

Bairro de Deodoro Rio de Janeiro
Conheça o bairro de Deodoro | Foto Rogerio Silva

Atualmente, Deodoro tem cerca de 10 mil habitantes, sendo que metade deles reside no Conjunto Habitacional Getúlio Vargas, uma grande obra com 1.314 apartamentos construída em 1954 para trabalhadores de baixa renda. O conjunto foi cenário de algumas cenas do filme “Central do Brasil”.

O conjunto habitacional, projetado pelo arquiteto Flávio Marinho Rego, é notável por seu estilo moderno e sua semelhança arquitetônica com outros conjuntos habitacionais no Rio de Janeiro. Ele reflete a corrente modernista da Nova Arquitetura de Le Corbusier, com amplos espaços comuns e moradias reduzidas às funções essenciais.

conheça o bairro de deodoro
A estação de Deodoro em 1920. Autor desconhecido. Acervo Book Paris

Além disso, Deodoro conta com o Parque das Vizinhanças Dias Gomes, conhecido como Piscinão de Deodoro, que foi inaugurado em 2006. O parque inclui piscinas para adultos e crianças, áreas verdes, churrasqueiras e oferece atividades esportivas gratuitas para os moradores, atraindo mensalmente cerca de 15 mil pessoas.

Deodoro Rio de Janeiro
O famoso piscinão de Deodoro | Foto Rogerio Silva

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar