Rio de Janeiro

BRT Transbrasil começa operar neste sábado com frota reduzida

Após sete anos desde o início das obras, o BRT Transbrasil está programado para iniciar suas operações completas, com paradas em todas as 17 estações, a partir do próximo sábado, das 10h às 15h, todos os dias da semana. A duração média da viagem é estimada em 40 minutos. Esse corredor atravessa 18 bairros, abrangendo um trajeto de 26 quilômetros entre o Terminal Deodoro, na Zona Oeste, e o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), na Zona Portuária.

Inicialmente, está prevista a circulação de 35 a 40 ônibus no corredor para atender os passageiros, representando aproximadamente um terço da frota total planejada para julho, composta por 110 veículos articulados. A Secretaria Municipal de Transportes tem como meta atender 250 mil usuários por dia até 2030, apenas na linha Transbrasil. Desde esta quinta-feira, motoristas têm passado por treinamento ao longo da via. Os horários atuais são de adaptação e devem ser estendidos até o final de junho.

primeira fase de implantação do BRT Transbrasil começa neste sábado - Imagem reprodução X Prefeitura do Rio de Janeiro
primeira fase de implantação do BRT Transbrasil começa neste sábado – Imagem reprodução X Prefeitura do Rio de Janeiro

Segundo a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, “esse início é uma operação assistida, visando entender a adesão às novas regras e garantir a segurança viária. Por isso, estamos começando exatamente em um período mais tranquilo, entre os horários de pico, quando há menos veículos circulando. A expansão dos horários dependerá do funcionamento da via”.

O serviço parador será operado pela linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro), com embarque e desembarque nas 17 estações do corredor. Com esta linha, serão três as opções de BRTs circulando pelo Transbrasil.

Atualmente, as linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão), originárias do BRT Transcarioca, já estão em operação no corredor e também começarão a fazer embarque e desembarque nas estações da Transbrasil. Além disso, o serviço exclusivo que liga o Terminal Intermodal Gentileza ao Aeroporto Internacional Tom Jobim também continuará em funcionamento, permanecendo expresso e com o valor de R$15.

Após quatro anos paradas, as obras da Transbrasil foram retomadas pela atual gestão em 2021 e agora estão sendo entregues - Imagem reprodução X Prefeitura do Rio de Janeiro
Após quatro anos paradas, as obras da Transbrasil foram retomadas pela atual gestão em 2021 e agora estão sendo entregues – Imagem reprodução X Prefeitura do Rio de Janeiro

Outro destaque é o início da operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil, que acontecerá no sábado. Isso envolve a delimitação da faixa da esquerda da seletiva exclusivamente para os BRTs, enquanto a faixa da direita poderá ser utilizada por outros veículos, como ônibus, serviços e táxis.

  • Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador):
    Horário: 
    todos os dias, das 10h às 15h.
    Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.
  • Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador):
    Horário: 
    todos os dias, das 10h às 15h.
    Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.
  • Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador):
    Horário: 
    todos os dias, das 10h às 15h.
    Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.
  • Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas:
    Horário: 
    todos os dias, das 6h à meia-noite.

Duas pistas na Avenida Brasil

Além do serviço parador, também no sábado terá início a operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil. Isso implica na delimitação da faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, por meio de segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis.

A faixa junto ao canteiro central será de uso exclusivo do BRT, entre Deodoro e o Caju. Já a faixa seletiva (adjacente à faixa exclusiva), entre Irajá e Margaridas e o Caju, será dedicada aos ônibus, táxis e veículos de emergências (ambulâncias, bombeiros, polícia, operação e fiscalização de trânsito).

Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs serão permitidos. Os veículos não autorizados que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, serão multados em R$ 293,47, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

Fonte
O Globo

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *