Novo terminal rodoviário de Deodoro é inaugurado
Inaugurado hoje, Terminal Deodoro vai conectar ônibus, trens e BRTs
Nove anos após o início das obras para a implantação do BRT Transbrasil ao longo de grande parte da Avenida Brasil, a prefeitura está realizando hoje a primeira entrega do projeto. No entanto, o novo corredor expresso só entrará em operação em 2024. Na presença do prefeito Eduardo Paes, o Terminal Deodoro será inaugurado no início da manhã, permitindo que os passageiros integrem imediatamente o ramal da SuperVia de Japeri, ônibus e o BRT Transolímpico até o Recreio. Dependendo do local de embarque e do modal utilizado, a redução do tempo de viagem até o destino será de 20 minutos a meia hora, de acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Transportes.
“É muito significativo na vida de uma pessoa ganhar até uma hora por dia no deslocamento, considerando ida e volta”, destaca a secretária Maína Celidonio. Os usuários do trem levarão 20 minutos a menos para chegar à Barra ou ao Recreio, não necessitando mais usar o Transcarioca, cujo embarque até então era apenas em Madureira. Aqueles que partem da altura de Bangu terão uma redução de 30 minutos, os de Guadalupe, 20 minutos, e os da Vila Kennedy, 25 minutos.
Originalmente, o Terminal Deodoro deveria ter sido concluído em 2016 para a Olimpíada, a fim de facilitar a conexão com os principais estádios dos Jogos. No entanto, as obras do BRT sofreram atrasos e paralisações, e a construção de Deodoro só começou em 2021.
Dentro do novo terminal, que possui seis mil metros quadrados, serão oferecidos dois serviços do BRT Transolímpico: o 52, com destino à Barra, e o 51, com destino ao Recreio. Sete linhas de ônibus convencionais terão paradas dentro do terminal, enquanto outras cinco terão pontos em frente. Quando o Transbrasil estiver pronto, a integração será ainda mais ampla.
Quanto à inauguração do Transbrasil, Maína confirma que está prevista para 2024. Os ônibus articulados para o novo corredor devem ser entregues de novembro a março do próximo ano.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), responsável pelas obras do corredor, mantém a previsão de conclusão do corredor até o final deste ano. Faltam ser concluídas quatro das 18 estações e quatro das 21 passarelas, incluindo Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe e Guadalupe.
As obras do Transbrasil, excluindo o Terminal de Integração Gentileza, no Caju, que é uma parceria com o VLT, terão um custo de R$ 1,9 bilhão, de acordo com a SMI. Quando iniciadas em 2014, o orçamento era de R$ 1,4 bilhão. Esse valor inclui três terminais: Deodoro, Missões e Trevo das Margaridas. No entanto, os dois últimos servirão como áreas de manobra para os articulados da prefeitura do Rio e para ônibus intermunicipais, não sendo destinados ao embarque e desembarque de passageiros, como esclarece a secretária municipal de Transportes, Maína.
No que diz respeito ao Terminal Deodoro, a secretária de Transportes não fornece uma estimativa do número de usuários que passarão pelo local neste primeiro momento.