Viagem

Ruinas da Igreja de São José do Vale da Boa Morte

Um dos lugares mais legais que já visitei no Rio de Janeiro. Construída no século XVIII e tombada pelo INEPAC em 1989, a Igreja de São José da Boa Morte e suas ruínas são um marco histórico no município.

No seu lugar havia uma capela de pau-a-pique, erguida por volta de 1734. Ela foi demolida, substituída por outra de pedra e cal, e ampliada com tijolos maciços a partir de 1834.

Reza a lenda que diante de uma grande epidemia de malária ocorrida na primeira metade do século XIX, o povo se dirigia para a Igreja São José para ter uma “boa morte”. Restam ainda os vestígios da torre lateral da igreja e o antigo cemitério, aos fundos.

Ao circular pela construção, você vai se deparar com os vestígios da torre lateral da igreja e o antigo cemitério, aos fundos. A Igreja também serviu como abrigo para lavradores na luta pela posse de terras na região. Ainda existem fiéis que rezam nas Ruínas da Igreja

Endereço: Fazenda de São José da Boa Morte, próximo à estrada RJ 122, altura do rio Guapi- Açu.

Fonte: Cultura em Movimento e Wikipedia | Fotos: Rogério Silva

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *