Prefeitura divulga balanço dos primeiros dias de operação da nova frota de ônibus no corredor Transcarioca
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal Transportes e da Mobi-Rio, informa que a entrega dos 110 ônibus novos para o corredor Transcarioca resultou em melhoria significativa na espera dos passageiros do sistema BRT nas zonas Norte e Oeste. Os veículos começaram a circular na quarta-feira (1/3) e trouxeram uma redução no intervalo de espera nos horários de pico de até 70% em uma das linhas da Transcarioca. Com o remanejamento dos ônibus que operavam nesse corredor, os intervalos da Transoeste também diminuíram em até 60%.
Renovação do BRT: Prefeitura entrega mais 110 novos ônibus, e Transcarioca tem frota 100% renovada
A linha que teve maior redução foi a 40 (Madureira x Alvorada expresso). O tempo de espera dos passageiros agora é de apenas seis minutos, contra os 20 antes da chegada dos novos ônibus. A frota da linha aumentou de seis para 17 carros. Ainda no corredor Transcarioca, as linhas 42 (Galeão x Manaceia parador) e 46 (Penha x Alvorada expresso) tiveram uma redução de 60% nos seus intervalos: de 20 para oito minutos e de 15 minutos para seis minutos, respectivamente.
No corredor Transoeste, o planejamento para a frota da passageiros da linha 13 (Mato Alto x Alvorada expresso) aumentou de sete para 17 articulados. Com isso, o intervalo reduziu em 60%. Já na linha 25 (Mato Alto x Alvorada parador) estão circulando 10 carros a mais – agora são 22 veículos, diminuindo em 50% os intervalos.