Viagem

Turismo Rural

Turismo rural 03 destinos para aproveitar o melhor

O turismo rural no Brasil se popularizou muito nos últimos anos, principalmente no período de pandemia, quando as grandes aglomerações urbanas representavam um risco maior de transmissão da covid-19. Para quem deseja fazer uma viagem tranquila, ter contato com a natureza e aproveitar a simplicidade e aconchego do interior, mostramos três destinos onde é possível praticar turismo rural.

Explore as maravilhas do turismo rural no Brasil Rota das Lavandas (PR) Serra da Canastra (MG) Ilhéus (BA) Turismo rural impulsiona economias locais Explore as maravilhas do turismo rural no Brasil Com o turismo rural no Brasil, você pode viver uma experiência encantadora. Os viajantes se conectam com a natureza, conhecem a cultura local e desfrutam de momentos de tranquilidade. Também conhecido como agroturismo, o turismo rural se caracteriza pelas atividades realizadas no meio rural, principalmente fazendo visita a fazendas e outras grandes propriedades.

Durante os passeios, os viajantes podem constatar na prática como são as plantações e, até mesmo, a fabricação de alguns produtos. O Brasil está recheado de possibilidades para o turismo rural São inúmeros os destinos que proporcionam essa imersão no campo, desde pequenas propriedades familiares até fazendas históricas. Ao optar por viajar de ônibus para esses destinos incríveis, além de apreciar a paisagem pelo caminho, você contribui para a redução de emissões de carbono e promove um turismo mais sustentável.

Selecionamos três dicas de locais para fazer turismo rural no Brasil. Acompanhe e prepare-se para a sua próxima viagem! Rota das Lavandas (PR) Para quem ama curtir mo­mentos em meio à natureza e apreciar cultivos locais, A Rota das Lavandas, no interior do Paraná, é um excelente destino! Lançada durante a ExpoLondrina 2022, o atrativo turístico já conta com cinco produtores da planta das cidades paranaenses de Palmeira, Toledo, Londrina, Umuarama e Carambeí. A cidade mais próxima da capital do estado, Palmeira, fica a cerca de 150 km, e a mais distante, Umuarama, a 550 km. Ou seja, são rotas excelentes para se percorrer de ônibus, já que Palmeira, Toledo, Maringá e Londrina têm terminais rodoviários, possibilitando a quem sai da capital fazer turismo rural.

Esse agradável destino do turismo rural no Brasil oferece aos visitantes informações técni­cas sobre a produção, mos­trará a beleza dos lavandários e proporciona a chance de experimentar sorvete, cho­colate e geleia produzidos com a planta. Sorvete, chocolate e geleia de lavanda são os itens produzidos pelo Lavandário Vale dos Sonhos, em Palmeira. Os campos de lavanda dividem espaço com três lagos e um celeiro. O estabelecimento oferece ensaios fotográficos, visita guiada e cursos de aromaterapia, mediante agendamento prévio. Itens de fabricação artesanal do lavandário podem ser adquiridos no armazém. Na cidade de Toledo, oeste do Paraná, está a propriedade Alfazenda, que garante aos visitantes a oportunidade de conhecer sobre o cultivo da planta e a extração do óleo essencial.

O turismo rural no Brasil tem se popularizado consideravelmente nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, quando as aglomerações urbanas representavam um maior risco de transmissão da Covid-19

Explore as Maravilhas do Turismo Rural no Brasil

  1. Rota das Lavandas (PR)

Se você é apaixonado por momentos na natureza e pela apreciação de cultivos locais, a Rota das Lavandas, no interior do Paraná, é um destino imperdível. Lançada durante a ExpoLondrina 2022, esta atração turística já conta com cinco produtores de lavanda nas cidades paranaenses de Palmeira, Toledo, Londrina, Umuarama e Carambeí. A proximidade com a capital do estado torna essas rotas ideais para viagens de ônibus, pois as cidades de Palmeira, Toledo, Maringá e Londrina possuem terminais rodoviários. Os visitantes podem aprender sobre a produção da lavanda, explorar campos de lavanda, degustar produtos feitos com a planta e até participar de cursos de aromaterapia.

Image by Freepik
  1. Serra da Canastra (MG)

Minas Gerais, um estado encantador por si só, oferece diversas opções de turismo rural, com destaque para a Serra da Canastra. Localizada a 330 km da capital, Belo Horizonte, esta região abriga fazendas, alambiques e reservas naturais que atraem visitantes durante todo o ano. As fazendas na área permitem aos turistas acompanhar de perto a produção do famoso queijo da Canastra, considerado um patrimônio imaterial do Brasil. O circuito de queijo da Canastra inclui visitas à Roça da Cidade, uma tradicional queijaria familiar, e à Estância Capim Canastra, onde os visitantes podem participar de workshops sobre a fabricação do queijo.

Image by Freepik
  1. Ilhéus (BA)

Ilhéus, uma das cidades mais visitadas do litoral nordestino, oferece uma experiência única de turismo rural a aproximadamente 300 km de Salvador, na Bahia. Além de suas praias, a região é conhecida por suas fazendas produtoras de cacau. A Estrada do Chocolate, uma rota temática inaugurada em 2018, permite aos visitantes explorar fazendas históricas, lojas de chocolate e até um spa que utiliza derivados do cacau em tratamentos. Anualmente, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau atrai os amantes do cacau para a região.

O turismo rural não apenas proporciona experiências enriquecedoras, como também impulsiona as economias locais em todo o Brasil. Pesquisas indicam que os principais motivos para escolher o turismo rural incluem o contato com a natureza, a apreciação do ambiente rural e a conexão com a família. As atividades mais buscadas envolvem comida caseira, contemplação da natureza, atividades em família, trilhas, espaços de relaxamento, aprendizado e contato com os animais. Como resultado, o turismo rural continua a crescer a cada ano no Brasil.

Image by Expedia
Via
Imagens Freepik
Fonte
123 Milhas

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar