Terminal Intermodal Gentileza inicia operações em dias úteis integrando BRT, VLT e ônibus municipais
Considerado o maior integrador de transporte público da capital carioca, o Terminal Intermodal Gentileza está em funcionamento, com a oferta de serviços de diferentes modais, depois de sua inauguração na última sexta-feira (23/2). Nesta segunda-feira (26/2), primeiro dia útil de funcionamento do novo terminal, mais de cem agentes estarão presentes no local ao longo do dia para fornecer informações e dar suporte à população. Em operação gradual, o BRT Transbrasil circulará com uma linha no horário das 12h às 14h, entre a Penha e novo terminal.
– O Terminal Gentileza já está operando com os serviços programados para esta primeira fase. Tivemos um fim de semana tranquilo. Todos os modais funcionaram de acordo com o planejado. Muitos agentes da prefeitura estão no Terminal e no entorno para ajudar a informar os usuários. A operação está ocorrendo em várias fases justamente para garantir segurança viária e para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com as mudanças, que trarão um grandes melhorias para a mobilidade da cidade – declarou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
BRT Transbrasil terá fiscalização com drones
Também a partir desta segunda-feira, a Guarda Municipal (GM-Rio) vai contar com monitoramento aéreo para a fiscalização da faixa seletiva da Avenida Brasil, destinada ao trânsito dos ônibus do BRT Transbrasil. Os guardas que atuam nas passarelas da via expressa contarão com emprego de drones para auxiliar na fiscalização. As aeronaves não tripuladas serão operadas por guardas habilitados, em quatro trechos estratégicos, em complemento à fiscalização eletrônica da CET-Rio.
Já foram instaladas placas na via informando sobre a fiscalização. A nova ferramenta visa conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar a regra, para prevenir acidentes e também priorizar a mobilidade e a fluidez do trânsito. A aplicação da multa será o último recurso, em caso de desobediência.
No primeiro dia útil do sistema, relembre os serviços que já estão operando
Operação gradual da Transbrasil
A fase inicial da operação da Transbrasil, que começou no sábado (24/2) e se estende até 30 de março, tem os ônibus articulados circulando no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) será o mesmo cobrado em todos os modais municipais.
Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.
Ônibus executivo Terminal Gentileza-Galeão já em ação
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), uma linha expressa de ônibus executivos Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas nas estações, está em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus têm bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa é de R$ 15, e a passagem pode ser paga com Jaé ou Riocard.
Linhas de ônibus municipais operando no Terminal Gentileza
Cinco linhas de ônibus municipais que tinham como destino o entorno da rodoviária já estão operando no local desde sábado (24/2). São elas:
– Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
– Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
– Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
– Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
– Linha 353 (Praça Seca – Terminal Gentileza)
Os pontos de ônibus dessas linhas nas ruas Comandante Garcia Pires e General Luís Mendes de Moraes e na Praça Marechal Hermes foram desativados.
Linha 1 do VLT liga Terminal Gentileza ao Santos Dumont
O VLT Carioca ampliou a operação da sua linha 1, que passou a circular entre o Terminal Intermodal Gentileza e o Santos Dumont desde sábado (24/2). O traçado Terminal Gentileza x Santos Dumont pode ser feito pelos passageiros em cerca de 30 minutos. O horário de funcionamento está mantido: das 6h à meia-noite.
O novo sistema de bilhetagem digital, o Jaé, começou a funcionar no VLT, que passa a ser o segundo modal a aceitar essa forma de pagamento. Desde julho do ano passado, todo o sistema BRT já aceitava o cartão.
PRÓXIMAS FASES DO SISTEMA
Restrições à circulação de caminhões na Avenida Brasil
A partir de 16 de março, serão implantadas restrições à circulação de caminhões em trechos da Avenida Brasil, para evitar retenções em alguns trechos e faixas de horário.
– Pista Central em ambos os sentidos, entre Irajá e Caju
Dias e horários: todos os dias, das 4h às 22h
– Pista Lateral sentido Centro, entre Irajá e Caju
Dias e horários: dias úteis, das 5h às 9h
– Pista Lateral sentido Santa Cruz, entre Caju e Ramos
Dias e horários: dias úteis, das 16h às 20h
Sinalização específica será implantada em todos os acessos aos trechos onde haverá restrição, indicando os dias e horários proibidos. A fiscalização do cumprimento da nova regra será efetuada por meio de equipamentos eletrônicos ao longo dos trechos, bem como por agentes da Guarda Municipal.
Linhas de ônibus municipais
Também em 16 de março, outras cinco linhas municipais passam a operar no Terminal Gentileza. São elas: Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah), Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah), Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea), Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro), Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro).
Operação do BRT Transbrasil – a partir de 30 de março
Transbrasil terá operação entre Deodoro e Terminal Gentileza (10h às 15h).
A partir de 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. O serviço também passa a parar em todas as estações do percurso. Também nesta data será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana. Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.
VLT amplia funcionamento, ganhando linha 4 entre Terminal Gentileza e Praça XV
Até o dia 30 de março, está prevista a inauguração da linha 4 (Praça XV x Terminal Intermodal Gentileza) do VLT para atender o Terminal Gentileza. O novo trajeto terá duração de 29 minutos.