Viagem

Ruinas da Igreja de São José do Vale da Boa Morte

Um dos lugares mais legais que já visitei no Rio de Janeiro. Construída no século XVIII e tombada pelo INEPAC em 1989, a Igreja de São José da Boa Morte e suas ruínas são um marco histórico no município.

Igreja Sao Jose do Vale da Boa Morte 00003

No seu lugar havia uma capela de pau-a-pique, erguida por volta de 1734. Ela foi demolida, substituída por outra de pedra e cal, e ampliada com tijolos maciços a partir de 1834.

Reza a lenda que diante de uma grande epidemia de malária ocorrida na primeira metade do século XIX, o povo se dirigia para a Igreja São José para ter uma “boa morte”. Restam ainda os vestígios da torre lateral da igreja e o antigo cemitério, aos fundos.

Igreja Sao Jose do Vale da Boa Morte 00019

Ao circular pela construção, você vai se deparar com os vestígios da torre lateral da igreja e o antigo cemitério, aos fundos. A Igreja também serviu como abrigo para lavradores na luta pela posse de terras na região. Ainda existem fiéis que rezam nas Ruínas da Igreja

Igreja Sao Jose do Vale da Boa Morte 00034

Endereço: Fazenda de São José da Boa Morte, próximo à estrada RJ 122, altura do rio Guapi- Açu.

Fonte: Cultura em Movimento e Wikipedia | Fotos: Rogério Silva

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar