Viagem

Onde fica Lumiar e São Pedro da Serra

Lumiar é um distrito de Nova Friburgo e fica na Serra do Mar Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Lumiar fica 30 km do centro de Nova Friburgo o que dá cerca de 40 minutos e a 173 km do Rio de Janeiro, o que dá cerca de duas horas e meia de viagem e tem várias formas de vocês chegarem a Lumiar vindo do Rio, você passa pela RJ-116 e em Seguida pela RJ-142 passando por Cachoeiras de Macacu. Você também pode ir pela BR-101 Via Casimiro de Abreu ou e por Magé passando pela Linha Vermelha. Aqui tem muitos lugares para explorar, conheça alguns

Veja a programação de Lumiar - Local destinado ao Turista | Foto Rogério Silva
Veja a programação de São Pedro da Serra – Local destinado ao Turista | Foto Rogério Silva

Os caminhos até Lumiar são asfaltados e não tem perrengue, quanto a isso, você vai encontrar muitas curvas chegando por aqui, claro, porque é serra. De ônibus a viação responsável pelo trajeto até Nova Friburgo é a 1001 de lá você pega um ônibus para alumiar pela viação Nova Friburgo. Se você tiver um tempinho, pode conhecer outras cidades ao redor, como o município de Carmo

Centro de Lumiar | Foto: Rogério Silva
Centro de Lumiar | Foto: Rogério Silva

Lumiar fica bem próxima dos distritos de São Pedro da Serra, no centro de Lumiar tem a Praça do Coreto um ponto de Lumiar bastante visitado e cercado de restaurantes. Tem o famoso Lago de Lumiar, ele é o coração do distrito, tudo acontece em torno desse Lago, ele tem vários peixinhos e você pode comprar ração para peixe aqui mesmo e alimentar os peixinhos para eles aparecerem, as crianças adoram

Famoso lago de Lumiar | Foto: Rogério Silva

O astral de Lumiar é encantador parece aquele lugar que contagia de cara quando você chega e senti uma energia boa do começo ao fim. Lumiar é assim, é um lugar de ver gente feliz, animada, e curtindo a vida de forma tranquila. É um lugar para você trazer a família para passear, é um lugar para você ter um fim de semana romântico, para você experimentar uma gastronomia de qualidade, para você ter contato com a natureza, para relaxar e descansar. Pensa num lugar agradável, pensa em Lumiar.

Rio que corta o Centro de Lumiar | Foto: Rogério Silva
Rio que corta o Centro de Lumiar | Foto: Rogério Silva

A história de Lumiar tá diretamente relacionada aos Imigrantes Suíços que vieram para Nova Friburgo no começo do século 19, e porque o nome Lumiar? Porque as terras de Lumiar já pertenceram a um Francês chamado Felipe de Rossi, ele tinha uma esposa portuguesa chamada Micaela de Abreu, e a Micaela nasceu em Lumiar, uma localidade de Portugal que pertence a Lisboa aí a fazenda dele passou a se chamar Lumiar.

É muita gente já ouviu falar de Lumiar por conta de uma canção do Beto Guedes, a música também foi gravada pelo grupo Roupa Nova, dizem que ela foi responsável por tornar Lumiar mais conhecida e tem um trecho da canção que diz: Anda vem jantar, vem comer, vem beber, vem farrear até chegar Lumiar e depois deitar no sereno só para poder dormir e Sonhar. Beto Guedes escreveu a canção antes mesmo de conhecer Lumiar, mas o amigo dele o também compositor da música Ronaldo Bastos gostava tanto de Lumiar, falava tanto daqui, que o Beto Guedes se inspirou nas histórias para escrever a canção. Então, o que está esperando, conheça Lumiar.

Casas bem conservadas, primam pela arquitetura antiga | Foto: Rogério Silva
Casas bem conservadas, primam pela arquitetura antiga em São Pedro da Serra | Foto: Rogério Silva

Bom, conheça Lumiar, tem programação para o ano todo, você pode visitar Lumiar no inverno, curtir o centrinho, o friozinho das montanhas as lareiras e apreciar a gastronomia incrível que a cidade oferece, é uma época boa porque o clima tá mais seco, então tem menos chance de você pegar chuva.

Na praça João Heringer existe uma construção antiga, como a Vila Maurilla, que abrigou a primeira escola do distrito | Foto: Rogério Silva

 Além disso tem muitos festivais que acontecem nessa época, e se você vier no verão pode aproveitar as belas cachoeiras que Lumiar que região oferece, como a cachoeira de São José que oferece estrutura com bares e piscinas. Na região também tem a Cachoeira do Indiana Jones, você também pode conhecer o poço Belo e o poço Feio que de feio não tem nada, eles são servidos por um restaurante muito bom, vale a pena, e não deixe de conhecer Lumiar.

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *