Rio de Janeiro

Avenida Brasil terá faixa seletiva para ônibus, de Guadalupe ao Caju, a partir de sábado

Em mais uma etapa de preparação para o início das operações do BRT Transbrasil, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Transportes e da CET-Rio, dará início, a partir do próximo sábado (7/10), à operação da faixa seletiva exclusiva para ônibus (municipais, intermunicipais e interestaduais) em ambos os sentidos da Avenida Brasil, de Guadalupe ao Caju.

A reintrodução da faixa seletiva tem como principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento dos usuários do transporte público coletivo. Além disso, essa medida contribuirá para a adaptação da região ao futuro funcionamento do Transbrasil.

O anúncio da volta da faixa seletiva da Avenida Brasil foi feito no COR – Beth Santos Prefeitura do Rio
O anúncio da volta da faixa seletiva da Avenida Brasil foi feito no COR – Beth Santos Prefeitura do Rio

“A reativação da seletiva é uma preparação para o início da operação do BRT Transbrasil no próximo ano. O percurso da seletiva cobre uma distância de 22 quilômetros entre as estações do BRT Guadalupe e Caju, e somente ônibus terão permissão para trafegar. Táxis, vans e veículos em geral estão proibidos e sujeitos a multas”, afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

A fiscalização será realizada por meio de 19 radares fixos, oito lombadas eletrônicas e equipes da CET-Rio, abrangendo não apenas o excesso de velocidade, mas também a invasão da pista seletiva por veículos não autorizados, com o objetivo de priorizar o transporte coletivo, destacou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

Aqui estão mais detalhes sobre a operação da faixa seletiva:

  • A faixa seletiva estará operando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • A faixa seletiva ocupa a faixa mais à esquerda das pistas, em ambos os sentidos da Avenida Brasil, com uma extensão de 22 km, abrangendo os bairros de Guadalupe e Caju.
  • Cerca de 70 linhas de ônibus utilizarão a faixa seletiva para oferecer serviços expressos neste trecho da Avenida Brasil. As linhas com serviço local continuarão nas vias laterais.
  • A faixa exclusiva no sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, em São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe.
  • A faixa exclusiva no sentido Caju começa na Estação Guadalupe e termina na Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
  • A circulação na faixa seletiva é restrita a ônibus e micro-ônibus, mas também são autorizados veículos destinados a serviços de socorro de incêndio e salvamento, veículos policiais, veículos de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, veículos de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.
  • O limite de velocidade na faixa seletiva é de 70 km/h, e a fiscalização será realizada por radares fixos e lombadas eletrônicas.
  • São 7 km de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via estão sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
  • A faixa seletiva será devidamente sinalizada, com quatro mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto.
  • O Viaduto da Treliça, localizado no bairro do Caju, será exclusivo para ônibus, enquanto o acesso ao Viaduto da Avenida dos Campeões, em Bonsucesso, estará bloqueado para outros veículos não autorizados.

Quanto ao trânsito de veículos não autorizados, o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula que veículos que circularem na faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo de passageiros, salvo em casos de força maior e com autorização do poder público competente, cometerão uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47.

Quando o BRT Transbrasil iniciar suas operações, a faixa seletiva será substituída pelo corredor do BRT, que permitirá aos ônibus compartilhar o espaço com os ônibus articulados “amarelinhos”. Devido ao aumento no número de ônibus, o corredor será expandido entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, ocupando duas faixas da pista em ambos os sentidos. Apenas os ônibus articulados poderão fazer paradas para embarque e desembarque de passageiros nas estações do BRT.

Todas essas medidas fazem parte da reconstrução do sistema de transporte público do Rio de Janeiro, incluindo a aquisição de 628 novos ônibus, reformas em todas as estações, a reconstrução da pista da Transoeste em concreto e a transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. Além disso, estão em andamento as obras de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que integrará o BRT com o VLT e os ônibus municipais. Gradualmente, o novo sistema de bilhetagem digital chamado “Jaé” está sendo implementado nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município.

A Prefeitura do Rio inaugurou o Terminal de Integração de Deodoro em setembro, que inicialmente recebeu ônibus articulados do BRT Transolímpica. Com o progresso das obras do BRT Transbrasil, a conexão entre ambos os corredores expressos será estabelecida até o final deste ano, chegando ao Terminal Intermodal Gentileza. Ao todo, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o Intermodal Gentileza) e 22 intervenções, incluindo viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.

As obras do Terminal Intermodal Gentileza continuam em ritmo acelerado, com planos de integração do BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que serão estendidas

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

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