Viagem

Pedro do Rio: um distrito de Petrópolis com história, natureza e charme

Veja o que fazer em Pedro do Rio distrito de Petroplis

Pedro do Rio é um dos maiores distritos de Petrópolis, com uma área de 210km². Apesar de sua extensão, tem poucos habitantes: apenas 12 mil pessoas vivem nessa região. O distrito fica a 27km do centro histórico de Petrópolis, em uma paisagem de vales e montanhas, com altitudes variadas.

Um dos maiores distritos de Petrópolis em termos de extensão com 210km Pedro do Rio chama a atenção pela tranquilidade
Um dos maiores distritos de Petrópolis em extensão com 210km Pedro do Rio chama a atenção pela tranquilidade | Foto: Antônio Araujo

O nome Pedro do Rio tem uma origem curiosa: Segundo a tradição, havia dois ranchos perto do Rio Piabanha, onde hoje é a antiga estação ferroviária. Os donos dos ranchos se chamavam Pedro, mas um ficava no Alto Pegado e o outro na parte baixa do rio. Para diferenciá-los, as pessoas os chamavam de Pedro do Alto e Pedro do Rio. E assim o lugar ficou conhecido como Pedro do Rio.

IGREJA DE SÃO PEDRO Essa é uma capela charmosa e antiga, construída em 1894 no centro de Pedro do Rio. Ela tem uma arquitetura simples e acolhedora, que reflete a fé e a tradição dos moradores do distrito.

Igreja de São Pedro localizada no distriro de Pedro do Rio em Petropólis
localizada no centro de Pedro do Rio, essa pequena e simpática capela foi erguida em 1894 | Foto: Antônio Araujo

VILA DE SECRETÁRIO O distrito de Pedro do Rio abriga a vila de Secretário, um lugar pequeno, mas cheio de encantos. Lá você pode encontrar lojas de artesanato, restaurantes, lanchonetes e muitos produtos locais, como queijos, doces e cachaças.

Cachoeira da Rocinha fica bem perto da saída de Pedro do Rio ótimo para se refrescar no clima da serra | Foto: Antônio Araujo

CENTRO CULTURAL CELINA DE OLIVEIRA BARBOSA Esse centro cultural funciona na antiga estação de trem de Pedro do Rio, que foi inaugurada em 1885 para transportar o café de Minas Gerais. Hoje em dia, o espaço oferece aulas de artesanato, informática, exposições e bibliotecas para a comunidade.

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar