Rio de Janeiro

Operação para reprimir motos irregulares é ampliada e chegará a 10 blitzes por dia

Desde julho foram realizadas 1.385 operações, com 78.096 veículos abordados, 9.879 motos rebocadas e mais de 250 CNHs recolhidas

Para dar mais segurança à população, a força-tarefa do Governo do Estado que tem o objetivo de reprimir a circulação de motos sem placas e veículos irregulares vai ampliar suas ações. A partir desta terça-feira, dia 21, agentes do Detran e do Detro e policiais civis e militares estarão atuando em 10 fiscalizações diárias – nas zonas Norte, Sul e Oeste da capital; Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense. As blitzes acontecem diariamente, incluindo nos fins de semana, em todos os turnos – de manhã, à tarde e à noite. E, em breve, chegarão a um total de 16 fiscalizações por dia em território fluminense.

Os locais das blitzes são determinados por um planejamento estratégico realizado em conjunto com os órgão fiscalizadores, seguindo denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP), que vinham identificando um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam em motocicletas para cometer delitos .

Desde o início das atividades, em 18 de julho passado, foram realizadas 1.385 operações, com 78.096 veículos parados em blitzes, 9.879 motos rebocadas – sendo 2.760 por problemas de placas – e mais de 250 CNHs recolhidas por diversos motivos.

As cinco principais infrações registradas nas operações de fiscalização de veículos irregulares são: licenciamento atrasado do veículo; condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir; veículo com sistema de sinalização ou placa alterada; veículo em mau estado de conservação; e falta do cinto de segurança. Além dos dados acima, as operações também reúnem outros números bem expressivos: 4.499 automóveis foram removidos ao longo desses meses, com 12 motos roubadas sendo recuperadas, e 11 quadriciclos removidos, entre outros.

Sobre as operações
Diariamente, são mobilizados mais de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão também em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.

Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, disponibiliza os reboques que transportam os veículos apreendidos para três pátios – localizados na Praça da Bandeira, em Vargem Grande e no município de Seropédica. Os agentes do Detro também reprimem o transporte clandestino durante as operações.

Fonte
Por Governo do Estado

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *