Policia

Miliciano Zinho escapa de operação policial em Santa Cruz

A Polícia Civil realizou uma operação, na noite desta quinta-feira (22), na comunidade Três Pontes, em Paciência, na Zona Oeste do Rio, com o objetivo de prender miliciano Zinho e chefes da milícia que atuam na região. Durante a ação, um entregador, identificado como Guilherme de Moraes, foi atingido por uma bala perdida e morreu.

miliciano zinho
Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, é líder da milícia Divulgação

De acordo com testemunhas, Guilherme estava realizando uma entrega de lanches no interior da comunidade quando a operação começou e acabou sendo atingido pelo tiroteio. Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, mas não resistiu.

Segundo a Polícia Civil, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) fez a operação para checar informações de inteligência sobre uma grande reunião das principais lideranças da milícia que atua na localidade e está em disputa de territórios com outras organizações criminosas.

Os milicianos ainda teriam colocado fogo em barricadas e incendiado um ônibus, da Viação Jabour, na Avenida Cesário de Melo para dificultar o acesso da polícia a determinados pontos da comunidade. Passageiros foram obrigados pelos criminosos a descerem do coletivo que foi incendiado.

Na ação, policiais utilizaram até mesmo helicópteros da Core para auxiliar a entrada na comunidade. Ainda segundo relatos de moradores, a noite foi tensa e com muito tiroteio na região. De acordo com a corporação, os agentes foram recebidos a tiros e revidaram, iniciando um tiroteio.

Além de Guilherme, uma segunda pessoa, ainda não identificada, também foi baleada e socorrida pela Polícia Civil. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada para investigar a morte do entregador.

O porta-voz da Rio Ônibus, Paulo Valente, se manifestou sobre o coletivo incendiado.

“O transporte público por ônibus continua refém da falta de Segurança Pública na cidade. Em mais um episódio de violência urbana, passageiros e motorista foram obrigados a descer de um ônibus da empresa Jabour, criminosamente incendiado, por voltas das 23h desta quinta-feira, na Avenida Cesário de Melo, no bairro de Paciência. O veículo foi totalmente consumido pelo fogo, gerando prejuízo material e dano direto à população, que perde com a retirada de mais um ônibus de circulação. Nos últimos dois anos, se multiplicaram ações deste gênero, principalmente na Zona Oeste. Diariamente, são registrados ao menos cinco intervenções criminosas contra a frota de ônibus, o que expõe toda a sociedade a graves riscos. O repúdio a atos de vandalismo contra a mobilidade urbana deve ser de cada cidadão, usuários ou não do transpor público”, disse.

Fonte
Jornal O Dia Online

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *