Controle de frequência de alunos da rede municipal de ensino passa a ser digital, via aplicativo
A frequência dos 660 mil alunos da rede municipal de ensino será controlada em tempo real, de forma digital, por meio do aplicativo DiáRio, lançado nesta terça-feira (27/06) pela Secretaria Municipal de Educação. A ferramenta, presente nas 1.549 unidades da Prefeitura, permite identificar e acompanhar os estudantes mais ausentes, facilitando a intervenção precoce e evitando que eles abandonem os estudos.
O lançamento ocorreu na Escola de Formação Paulo Freire, no Centro do Rio, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, ressaltou o compromisso da rede de não perder um aluno sequer:
– O aplicativo DiáRio é um passo importante nessa direção, colocando a chamada na palma da mão e fortalecendo os esforços para manter os alunos engajados e presentes na sala de aula.
Desenvolvido pela secretaria e pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), o DiáRio já está em uso experimental desde o início do ano letivo, mas seus resultados já podem ser aferidos, permitindo o planejamento das ações de busca ativa na rede. A ferramenta contribui com a gestão acadêmica, antes restrita a métodos tradicionais de registro de frequência, baseados em diários de papel.
Uma das principais vantagens do aplicativo, que faz parte do Projeto Frequência, é a possibilidade de traçar perfis detalhados dos alunos em risco de evasão, levando em consideração diversos aspectos, como localização geográfica, situação socioeconômica, gênero e idade.
As informações coletadas pelo DiáRio serão repassadas aos parentes dos alunos com maior índice de ausência. Cada escola receberá boletins diários com as frequências, permitindo uma rápida identificação dos estudantes com mais faltas. A campanha de busca ativa no ano passado fez a rede municipal registrar a menor taxa de abandono da história: 0,86%.