Fim do ‘gatonet’? Anatel inicia bloqueio remoto de TV box pirata
Como esperado, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) já começou a operação de bloqueio que promete dificultar a prática do gatonet no Brasil.
- A agência já confirmou que começou a desativar aparelhos piratas remotamente.
- Os dispositivos eram usados para roubar sinal de TV paga e acessar plataformas de streaming.
- Clientes de serviços já estão sentindo o impacto, informou em entrevista ao Uol o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius.
A Anatel estima que até 7 milhões de aparelhos ilegais estejam ativos no Brasil, incluindo modelos não homologados, que chegam ao mercado sem certificação e não passam por testes de qualidade e segurança.
publicidade
O número de usuários, no entanto, é bem maior. A projeção é de pelo menos 20 milhões de pessoas.
A agência optou por não informar o número ou o modelo dos aparelhos bloqueados. No entanto, os fiscalizadores notaram que algumas pessoas já postaram em fóruns dedicados à pirataria que foram alvo do bloqueio. Alguns teriam ligado direto para a agência informando que a TV Box parou de receber sinal.
Queremos combater a prática e acreditamos que vai diminuir bastante com a conscientização da população e nossas ações. No fundo, o bloqueio tornará a disponibilidade cada vez menor.
Hermano Tercius, superintendente de fiscalização da Anatel, em entrevista ao Uol.
Mais segurança nas redes
A ação, segundo a Anatel, também foi adotada para outro fim: garantir a seguranças das redes domésticas de internet. A agência afirma que dispositivos de TV Box pirata podem ser usados por criminosos para roubo de dados de todos os aparelhos conectados em uma mesma rede Wi-Fi, por exemplo.
“Esses equipamentos podem ser controlados por terceiros (…) é um exército capaz de fazer ataques cibernéticos”, disse Carlos Baigorri, presidente da Anatel. Se o consumidor conecta a TV Box pirata na mesma rede que o celular ou PC, há risco de terceiros roubarem até senhas de banco.
Em desenvolvimento…
Imagem principal: FeelGoodLuck/Shutterstock