Viagem

Bom Jardim

Bom Jardim, na região serrana do Rio de Janeiro, é um verdadeiro paraíso natural, onde as montanhas se encontram com a exuberante vegetação. Suas cachoeiras e trilhas desvendam a beleza oculta da região, oferecendo uma experiência única para quem busca conexão com a natureza. ????️????.

Prédio da antiga Estação Ferroviária de Bom Jardim na Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva
Prédio da antiga Estação Ferroviária de Bom Jardim na Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva

O município faz divisa com Nova Friburgo, fica só a 20 quilômetros de Nova Friburgo, com Trajano de Moraes, Cordeiro e também com Duas Barras.

Lembrando que existe uma cidade em Minas chamada Boa Jardim de Minas e ela tem o minas no final justamente porque já existe outra cidade chamada Bom Jardim, que é essa que fica aqui no estado do Rio de Janeiro.

Cine Bom Jardim no Centro Bom Jardim, Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva
Cine Bom Jardim no Centro Bom Jardim, Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva

Bom Jardim tem pouco mais de 27 mil habitantes e dentre as suas atividades principais a gente pode destacar a agricultura, pecuária, produção de flores e confecções de roupas. Nova Friburgo é conhecida por ser um polo regional de lingerie e Bom Jardim também atende essa demanda. Bom Jardim sempre teve uma ligação muito forte com Nova Friburgo, já que 80% do seu território já pertenceu a essa cidade.

Praça em Bom Jardim Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva
Praça em Bom Jardim Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva

As suas terras também já pertenceram ao município de Cantagalo. Ela existe como município desde 1893. Aí vai uma curiosidade, de 1943 a 1947 ela ficou sendo chamada de Vergel, mas conseguiram recuperar o antigo nome da cidade. Bom Jardim é um nome lindo, né? E por falar em jardim, Bom Jardim é o maior produtor de rosas do estado do Rio de Janeiro. E o segundo maior produtor de flores. Os primeiros moradores daqui foram os Índios Puris, no século 18, essa região era chamada de “sertões proibidos” porque não era permitido circular por aqui.

Rolava muito contrabando de ouro nesse período, então muitas trilhas aqui ficavam legalmente fechadas durante um bom tempo. E os contrabandistas de ouro, aqueles danadinhos que passavam por aqui ilegalmente, faziam pausas nessa região por ela ser um vale muito lindo, bem tranquilo, com muitas formações rochosas. Inclusive, por aqui tem um trecho chamado “Furnas do Mão de Luva”. Ele tem esse nome justamente por causa de um contrabandista que escondeu ouro nessa região.

Rua Miguel de Carvalho – Centro Bom Jardim, Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva

Nesse trecho da cidade a gente vê várias bandeiras e a colonização da região de Bom Jardim foi um processo multicultural. Ela foi muito influenciada pelos descendentes de alemães, suíços, italianos, franceses, portugueses, libaneses e afros brasileiros.

Bom Jardim é uma das maiores produtoras de café da região e um produto de supermercado O destaque aqui também é o inhame. Na década de 80, Bom Jardim era a maior produtora de inhame do mundo. Inclusive uma festa tradicional da cidade é a festa do inhame. Tem até escolha do melhor prato típico. Bom Jardim tem quatro distritos. A sede São José do Ribeirão, Banquete e Barra Alegre. Bom Jardim é a terra do poeta Júlio Mário Saluci, uma das suas poesias mais famosas se chama “Cisnes”. Em homenagem a ele, tem dois cisnes no brasão de Bom Jardim.

Prédios antigos ainda mantem a fachada original | Foto: Rogério Silva

Outra curiosidade é que o “M” do brasão e da bandeira da cidade faz referência a Napoleão Bonaparte, porque parte da família Saluci tem origem francesa. Quem também nasceu na cidade foi o ator Daniel Hertau e o jornalista Manuel Hertau. Aliás, Hertau é um dos sobrenomes mais tradicionais da cidade. Tanto que vários estabelecimentos aqui tem Hertau no nome. Até o supermercado é Rede Supertau, junção de super com Hertau. A temperatura anual de Bom Jardim varia de 19 a 32 graus.

Placa indicativa com o nome da Praça Coronel Monnerat | Foto: Rogério Silva

Essa é a Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, que é a padroeira da cidade. Ela fica na Praça Coronel Monerá e foi fundada em 1912. Cidade um pouco maior que as cidades que ficam ao seu redor, exceto por Nova Friburgo, que é um pouco maior, a cidade tem uma infraestrutura muito boa, o comércio daqui é muito bom, tem mais de 30 escolas e tem hospital, o hospital municipal doutor Celso Ertal, que é a antiga Santa Casa. Bom Jardim tem um lindo cinema chamado Edmo Hertal Logo aqui à esquerda fica a rodoviária da cidade.

Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição – Centro Bom Jardim, Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Rogério Silva

Rogerio Silva

Rogério Silva é Jornalista, Historiador e Fotografo Profissional. Cursou Marketing Digital na Faculdade Castelo Branco, é morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *